Como fazer uma declaração de amor?

March 15, 2022

Os laços afetivos que construímos ao longo da vida são super importantes para que a gente se sinta feliz e realizado(a), sabia? E a boa notícia é que temos muitas oportunidades no nosso dia a dia para reforçar e cuidar dessas conexões. 

Hoje vamos falar sobre como demonstrar o que se sente para quem se ama e sabemos que expressar nossos sentimentos nem sempre é fácil,  não é mesmo? E não é que exista uma maneira certa de fazer isso, mas há sim uma forma de confessar todo amor que existe aí dentro, capaz de fazer você se sentir mais confortável e verdadeiro(a). Veja como: 


1 - Encontre seu jeitinho

É normal sentir insegurança antes de se declarar: em geral, confessar um sentimento nos faz sentir expostos e vulneráveis. Para seguir em frente, olhe para si. Entenda de que maneira essa situação pode ficar mais agradável para você. Se pergunte "Que emoções eu sinto em relação àquela pessoa? E além disso, de que forma eu geralmente lido com os outros?". Na prática, é buscar caminhos: se não consegue falar abertamente, talvez em uma mensagem escrita, por exemplo, você se sinta mais à vontade. Não existe certo e errado, mas o que você consegue fazer. 


2 - Não economize 

Pequenas declarações podem ser feitas no dia a dia e, com a prática, você vai ficando mais seguro(a) para expressar seus sentimentos. Um "bom dia" por escrito com um bombom, um "eu te amo" para aquela amiga que acabou de te dar um conselho bacana. Dizer ao outro o quanto gosta dele fortalece a relação, seja de que tipo for. Porém, é importante não ser forçado, tá? Não é para se obrigar a dizer que ama todo dia, mas sim dizer sempre que tiver vontade. A declaração tem que criar conexão e para isso, é preciso que aquele que escuta sinta a verdade em quem a faz. 


3 - Fale a língua do outro

Para fazer sua mensagem chegar, ou seja, para o objeto do seu afeto entender que é amado, é preciso compreender de que maneira ele percebe o amor. Para algumas pessoas, palavras de afirmação como elogios, são provas de afeto e carinho. Outras valorizam mais o toque, ou pequenas atitudes como você colocar a mesa para ela, ou até mesmo presentes. Observe seu amado ou amada. O que a deixaria mais feliz? Se quiser também, mande o nosso teste para ela saber direitinho qual a linguagem do amor dela, isso pode te ajudar na hora de se declarar. (link)


4 - Busque inspirações 

A internet pode ajudar. Se digitar em um buscador "declaração de amor", por exemplo, você encontrará ideias de texto para uma carta ou mensagem que você pode adaptar para a sua situação. Trechos de livros, de preferência aqueles que a pessoa que você ama gosta, também são bons pontos de partida. Ah, a música também pode te ajudar nessa missão. 

Que tal mandar um trecho daquela música que diz tudo o que você gostaria de expressar? 


5 - Escolha o meio de comunicação 

O famoso olho no olho, mandar flores com um bilhetinho especial, gravar um áudio, mandar uma mensagem, fazer um vídeo com fotos da última viagem que fizeram juntos… São várias as maneiras de colocar para fora tudo o que você sente, escolha com carinho a que você se sente mais confortável. Se quiser uma mãozinha, baixe o aplicativo da Emotion e comece já a se declarar para as pessoas que são importantes para você. 


Para conseguirmos expressar o nosso amor pelo outro, precisamos primeiro nos amar e reconhecer o nosso valor, né? E é disso que falaremos na próxima publicação. ;)


Clara Navarro

Leia também:

O que é a Síndrome de Burnout?

Jéssica Delgado

Mudanças organizacionais e cuidado com a saúde mental, ajudam a construir um ambiente mais saudável para os seus colaboradores. A síndrome de Burnout está diretamente e exclusivamente relacionada ao trabalho. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “Burnout é uma síndrome resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso”. Este é um quadro persistente de esgotamento, que prejudica o rendimento profissional e a saúde mental.

E se fosse possível viver mais livre de medos e arrependimentos?

Wladimir Chinchio

Família, amigos, viagens, experiências…. Viver é uma aventura - e isso tem um lado maravilhoso. Mas a ideia de aventura carrega um elemento de instabilidade e imprevisibilidade. ...

Tendências que inspiram a Emotion

Wladimir Chinchio

A Emotion é a 1ª. seguradora do mundo criada a partir do conceito de People Centric (centrado em pessoas, em inglês). O termo é tendência e a gente explica (simplificar é com a gente!): conforme usamos mais tecnologia, o cotidiano pode se tornar mais frio e automatizado.

Voltar para lista do blog
Segura, acolhedora e inesquecível.
Nosso foco é proporcionar a melhor experiência para os beneficiários quando a hora de receber seu benefício chegar. Essa entrega é pautada pela segurança, pelo acolhimento e garante uma experiência inesquecível.
Saiba mais
Fale com a gente.