Outubro Rosa: Mês da Prevenção do Câncer de Mama

October 4, 2023

É o tipo mais comum de câncer depois do câncer de pele e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer(INCA), em 2021, mais de 66 mil casos novos de câncer de mama foram estimados, com um risco de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Tendo em vista que o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, é preciso debater cada vez mais o tema. A campanha do Outubro Rosa vem para reforçar isso, tanto no lado físico da doença, mas na parte emocional e psicológica.

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde apontam o câncer de mama como o tipo mais frequente de câncer que acomete mulheres em 140 países. O INCA listou diversos fatores de risco relacionados ao câncer de mama, eles envolvem condições ambientais e comportamentais, história reprodutiva e hormonal, e fatores genéticos e históricos. Porém, a existência de um ou mais dos fatores de risco não quer dizer que a mulher necessariamente desenvolverá a doença. Veja abaixo:

Obesidade e sobrepeso após a menopausa

• Sedentarismo 

• Consumo regular de bebida alcoólica

• Exposição frequente a radiações ionizantes (raios-X)

• Primeira menstruação antes dos 12 anos de idade

• Não ter tido filhos

• Primeira gravidez após os 30 anos

• Não ter amamentado

• Parar de menstruar após os 55 anos

• Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona)

• Ter realizado reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos

• Histórico familiar de câncer de ovário

• Vários casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos

• Histórico familiar de câncer de mama em homens

Formas de detectar precocemente o câncer de mama

Exame clínico das mamas: é o exame em que o médico ou enfermeiro observa e apalpa as mamas da paciente para identificar nódulos e alterações. Quando realizado por um médico ou enfermeira treinados, pode detectar tumor de até 1 centímetro, se superficial. 

Mamografia: é uma radiografia das mamas, realizada por um equipamento chamado mamógrafo. Com a compressão das mamas é possível visualizar pequenas alterações, o que permite descobrir o câncer de mama em fase inicial. Conforme informações do Inca, a recomendação no Brasil é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. 

Autoexame das mamas: o Inca não estimula o autoexame das mamas como método isolado de detecção precoce do câncer de mama. O procedimento não substitui o exame clínico realizado por um profissional de saúde treinado. O exame das mamas pela própria mulher deve integrar as ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo.

Conheça medidas preventivas 

Segundo informações do Inca, estima-se que 30% dos casos de câncer de mama são possíveis de serem evitados ao aplicar atitudes como: praticar atividade física – no mínimo 30 minutos diários de três a cinco vezes por semana; alimentar-se de forma saudável – isso representa prezar por dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; e amamentar.

Leia também:

O que é a Síndrome de Burnout?

Jéssica Delgado

Mudanças organizacionais e cuidado com a saúde mental, ajudam a construir um ambiente mais saudável para os seus colaboradores. A síndrome de Burnout está diretamente e exclusivamente relacionada ao trabalho. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “Burnout é uma síndrome resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso”. Este é um quadro persistente de esgotamento, que prejudica o rendimento profissional e a saúde mental.

E se fosse possível viver mais livre de medos e arrependimentos?

Wladimir Chinchio

Família, amigos, viagens, experiências…. Viver é uma aventura - e isso tem um lado maravilhoso. Mas a ideia de aventura carrega um elemento de instabilidade e imprevisibilidade. ...

Tendências que inspiram a Emotion

Wladimir Chinchio

A Emotion é a 1ª. seguradora do mundo criada a partir do conceito de People Centric (centrado em pessoas, em inglês). O termo é tendência e a gente explica (simplificar é com a gente!): conforme usamos mais tecnologia, o cotidiano pode se tornar mais frio e automatizado.

Voltar para lista do blog
Segura, acolhedora e inesquecível.
Nosso foco é proporcionar a melhor experiência para os beneficiários quando a hora de receber seu benefício chegar. Essa entrega é pautada pela segurança, pelo acolhimento e garante uma experiência inesquecível.
Saiba mais
Fale com a gente.