Por que a família é importante?

May 17, 2022

A família é uma das instituições sociais mais antigas do planeta, pilar sustentador de tudo que vivemos, nos auxiliando a conviver e interagir em sociedade. Ao compartilhar costumes, hábitos e sentimentos, compreendemos, ou pelo menos iniciamos, nosso processo de “ser” e de “estar” no mundo, moldando o caráter. 

Só pelo significado desse conceito, é possível perceber a importância que a família tem à humanidade, mas, muitas vezes, nem imaginamos, ou não nos damos conta, de quão fundamental ela é ao nosso futuro

Desenvolvimento cognitivo 

O primeiro contato com o mundo vem através das experiências com familiares. Ao ouvir atentamente aquele conselho paterno, ou saborear o gosto e sentir o cheiro das deliciosas comidas de vó, ou brincar com primos e irmãos, estamos desenvolvendo a cognição e os sentidos.

Os aspectos como raciocínio, sociabilização, linguagem, capacidade de resolver problemas e compreender as emoções são estimulados no ambiente familiar. Mesmo que o ser humano passe a vida inteira adquirindo conhecimento, os primeiros anos da existência são primordiais para impulsionar todo o desenvolvimento cognitivo e é, principalmente, na família que isso ocorre. 

Habilidades essenciais para a vida

Junto aos aspectos cognitivos, desenvolvemos também as habilidades físicas e emocionais. Durante todo o processo de amadurecimento, promovemos em família, a coordenação motora, a capacidade para trabalhar em equipe, a aptidão em resolver problemas e lidar com conflitos. 

Tudo isso, é indispensável para nossa convivência como seres sociáveis no futuro, seja no trabalho, no grupo de amigos e nos mais diversos relacionamentos interpessoais. 

Inteligência para lidar com emoções 

Desde cedo, o indivíduo precisa aprender a desenvolver suas habilidades socioemocionais, como pensar antes de agir, ter empatia, ser capaz de superar perdas e controlar frustrações. E, ao trabalhar esses aspectos junto à família, é necessário para lidar com as emoções e, até mesmo, prevenir transtornos mentais, como depressão, ansiedade, fobias e  agressividade. 

Ainda, é em casa que construímos nossas lembranças e estabelecemos os primeiros laços de afetividade, sendo um ambiente ideal e acolhedor para entendermos os mais complexos sentimentos. 

Por isso, compartilhar essa jornada com as pessoas que amamos é vital para uma vida saudável. Pensando nisso, nós da Emotion convidamos você a acessar nossa plataforma Stories e eternizar as memórias de sua família da melhor forma possível. =) 

Clara Navarro

Leia também:

O que é a Síndrome de Burnout?

Jéssica Delgado

Mudanças organizacionais e cuidado com a saúde mental, ajudam a construir um ambiente mais saudável para os seus colaboradores. A síndrome de Burnout está diretamente e exclusivamente relacionada ao trabalho. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “Burnout é uma síndrome resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso”. Este é um quadro persistente de esgotamento, que prejudica o rendimento profissional e a saúde mental.

E se fosse possível viver mais livre de medos e arrependimentos?

Wladimir Chinchio

Família, amigos, viagens, experiências…. Viver é uma aventura - e isso tem um lado maravilhoso. Mas a ideia de aventura carrega um elemento de instabilidade e imprevisibilidade. ...

Tendências que inspiram a Emotion

Wladimir Chinchio

A Emotion é a 1ª. seguradora do mundo criada a partir do conceito de People Centric (centrado em pessoas, em inglês). O termo é tendência e a gente explica (simplificar é com a gente!): conforme usamos mais tecnologia, o cotidiano pode se tornar mais frio e automatizado.

Voltar para lista do blog
Segura, acolhedora e inesquecível.
Nosso foco é proporcionar a melhor experiência para os beneficiários quando a hora de receber seu benefício chegar. Essa entrega é pautada pela segurança, pelo acolhimento e garante uma experiência inesquecível.
Saiba mais
Fale com a gente.